RPGs com cenários de fantasia medieval abrem possibilidades
para criação de personagens de diversos tipos diferentes de Raças inteligentes
que convivem no mesmo mundo.
O mestre deve avaliar e verificar quais são as raças que
estarão disponíveis para os jogadores escolherem dependendo da dinâmica do jogo
e do cenário escolhido para o RPG.
Vale lembrar, também, que a escolha de uma raça é uma das
primeiras coisas que devem ser feitas pelos jogadores e que essas escolhas
afetam a evolução da personagem e a história de cada personagem.
Descreveremos aqui uma lista de raças possíveis para TURNO
RPG. Mas vale lembras que são apenas sugestões e que o mestre pode adicionar ou
excluir raças como bem entender para dar sentido ao jogo.
Abaixo de cada descrição estão indicados os modificadores
que cada uma das raças exerce no momento de elaboração da Ficha. Todos os
jogadores devem seguir as regras de desenvolvimento da Ficha e após terminar de
montá-la, fazer as inclusões e exclusões de acordo com a raça escolhida.
Humanos
Os humanos costumam formar a raça
mais populosa nos mundos de fantasia medieval. São responsáveis pela construção
de cidades e sistemas complexos de organização social envolvendo títulos,
regras e leis.
Possuem flexibilidade e adaptabilidade à diversos tipos de
situações. A personalidade, gostos, costumes, hábitos, humor, valores e
práticas são muito diversas e podem mudar rapidamente.
Fisicamente, um humano pode ter diversas alturas, pesos, cor
de pele, cor de olhos, cabelo, etc. Em média, homens possuem de cerca de 1,70 a
1,85 m de altura e pesam de 70 a 85 quilos. Mulheres são ligeiramente mais
baixas e leves do os homens.
Como uma raça neutra, os humanos são capazes de se
relacionarem e conviverem com qualquer outra raça em relações comerciais,
amizades e sociedades. (Preferem manter relações amorosas com raças de aspecto
físico semelhante como elfos e anões).
Pontos de Vida: Nenhuma modificação
Pontos de Mana: Nenhuma modificação
Pontos de Batalha: Nenhuma modificação
Atributos Físicos: Nenhuma modificação
Atributos Comportamentais: Nenhuma modificação
Atributos Mentais: Nenhuma modificação
Os anões são humanoides baixos e famosos por sua falta de
humor e sua resistência à trabalhos pesados como minerar e forjar. São
desconfiados de qualquer um que não conheçam muito bem. Entretanto, quando se
ganha a confiança de um anão ele se tornará amigo pelo resto de sua vida. São
corajosos e justos (pelo menos a maior parte deles).
São famosos por seus trabalhos nas minas e possuem domínio
de pedras preciosas e de metais. São considerados os melhores ferreiros e suas
armas costumam ser mais residentes do que as forjadas por outras raças.
Anões tem em média 1,30 m de altura e pesam cerca de 75
quilos. Seu corpo é desproporcional, com ombros largos e um corpo compacto.
Normalmente possuem olhos, cabelos e barbas com cores escuras (castanhos ou
pretos). Anões vivem cerca de 300 anos e são considerados adultos quando
atingem 40 anos de idade.
Anões costumam ter uma convivência pacifica com Humanos,
Halflings e Meio-Elfos. Porém não gostam de Elfos e Meio-Orcs. Felizmente, como
os anões são justos, eles permitem que membros individuais destas raças provem
seu valor e podem, inclusive, tornar-se amigos de Elfos e Meio-Orcs.
Anões costumam vivem em pequenas cidadelas próximas às
montanhas ou em fortalezas construídas nas montanhas.
Anões aventureiros possuem vocação para se tornarem ótimos
combatentes e, geralmente, tem o machado ou o martelo como arma de preferência.
Não é muito comum encontrar anões magos.
Pontos de Vida: +1
Pontos de Mana: -3
Pontos de Batalha: +3
Atributos Físicos: +3
Atributos Comportamentais: -2
Atributos Mentais: -1
Elfos são criaturas parecidas com humanos, porém mais
bonitos, ligeiramente mais magros e possuem orelhas pontudas. São famosos por
seu domínio mágico, pela arte e pelas habilidades com arco e flecha.
Elfos possuem uma vida longa e por isso, aprenderam a ser calmos
e serenos. Normalmente, Elfos preferem não se envolver diretamente em problemas
e conflitos que não afetem o seu povo. Ficando mais distante aos acontecimentos
e não se rendendo à curiosidade, raiva ou cobiça.
Um Elfo é pouco mais baixo e magro que um Humano (cerca de
1,70 a 1,80 m de altura e 65 a 75 quilos). Tem um corpo gracioso e
aparentemente frágil. Seus cabelos são de cor clara (variando entre o branco,
cinza e o loiro). Os olhos também possuem cores claras (variando do azul, verde
e castanho claro). Elfos não possuem pelos no corpo (apenas cabelos e
sobrancelhas) e se vestem com elegância e leveza.
Elfos vivem cerca de 700 anos de vida e não necessitam de
grandes períodos de sono para descansar (cerca de 6 horas são o bastante para
se sentirem completamente descansados). Elfos consideram-se superiores às
outras raças (principalmente anões e orcs), mas não deixar isso transparecer e
sempre se mantem educados e calmos para relações com outras raças.
Vivem, geralmente, em florestas e bosques com casas
construídas no meio das arvores. Mas é possível existir grupos vivendo em
terras humanos preferindo, nesse caso, casas refinadas e bucólicas.
Elfos aventureiros possuem vocação para seguir qualquer tipo
de classe. Mas, normalmente, são ótimos arqueiros e magos com foco nos caminhos
naturais e de luz. (É incomum Elfos Ladrões ou Necromantes)
Pontos de Vida: Nenhuma Modificação
Pontos de Mana: +2
Pontos de Batalha: -1
Atributos Físicos: -2
Atributos Comportamentais: +2
Atributos Mentais: Nenhuma Modificação
Elfos Negros
Elfos Negros são criaturas semelhantes ao Elfos. Porém,
possuem características corporais que os diferem como, por exemplo, pele mais
acinzentada e cabelos com cores brancas ou cinzas (sem opções louras). Os olhos
são pretos intenso e costumam possuir marcas profundas de olheiras. Ainda
assim, são criaturas muito bonitas (uma beleza exótica).
São igualmente serenos e calmos. Os Elfos Negros são muito
mais reservados e do que os Elfos Comuns e estão em número muito menor do que
os Elfos Comuns. Estima-se que existe 1 Elfo Negro para cada 50 Elfos Comuns.
Possuem altura e peso semelhante ao Elfo Comum e vivem cerca
de 700 anos também. Cultivam a mesma crença de superioridade em relação as
outras raças e são igualmente educados e calmos.
Vivem geralmente em florestas obscuras e fechadas e em regiões
pantanosas. Normalmente preferem locais mais frios e com pouca incidência de
Sol.
Elfos Negros aventureiros possuem vocação para seguir
qualquer tipo de classe. Mas, normalmente, são ótimos arqueiros e magos com
foco nos caminhos naturais e Trevas.
Pontos de Vida: Nenhuma Modificação
Pontos de Mana: +2
Pontos de Batalha: -1
Atributos Físicos: -2
Atributos Comportamentais: +2
Atributos Mentais: Nenhuma Modificação
Meio-Elfos
O nascimento de Meio-Elfo ocorre quando há a união entre
Humanos e Elfos. Ser um Meio-Elfo é um grande desafio e ocorre muito
preconceitos (tanto do lado dos humanos, quanto do lado dos Elfos).
Uma criança Meio-Elfo cresce rápido demais para se adaptar
aos Humanos e lento demais para se adaptar aos Elfos. Por isso, costumam ser
figuras mais reservadas e solitárias do que o normal. Como o preconceito é
muito maior no lado dos Elfos (que considera uma sub-raça), a maioria das
crianças Meio-Elfo crescem em terras humanas.
Meio-Elfos possuem características das duas raças. Do lado
Humano, herdam um porte físico mais robusto, a possibilidade de cores de
cabelos escuras e olhos escuros, a curiosidade, a impaciência e a ambição. Do
lado dos Elfos, herdam as orelhas pontudas, o apego com a natureza e o
bucolismo. Meio-Elfos costumam se dar bem todos os tipos de raças e não se
consideram superiores aos outros.
Pontos de Vida: Nenhuma Modificação
Pontos de Mana: +1
Pontos de Batalha: +1
Atributos Físicos: -1
Atributos Comportamentais: +1
Atributos Mentais: Nenhuma Modificação
Halflings são humanoides que não ultrapassam 1,10 metros de
altura. Também conhecidos como Hobbits, possuem como característica marcante os
pés peludos desproporcionalmente grandes para o tamanho do corpo.
Halflings podem assumir diversos tipos de personalidades e
variam desde ótimos trabalhadores até ladrões oportunistas. Independente aquilo
que façam, os Halflings são espertos e engenhosos e costumam se beneficiar das
situações utilizando a inteligência, lábia e manipulação.
Halflings são caçadores de problemas e notoriamente curiosos
e ambiciosos. Porém, preferem a paz do que aventuras muito ariscadas (ainda que
existem membros muito aventureiros). São tímidos e não gostam de ser o centro
da atenção. São apreciadores das coisas boas da vida como música, festas e
bebidas.
Possuem cerca de 1 metro de altura e pesas entre 18 e 26
quilos. Possuem pele avermelhada e cabelo encaracolado. Os olhos são escuros
(pretos os castanhos) e raramente barbas e bigodes (apenas costeletas longas). Vivem
em tocas bastante aconchegantes e camufladas em bosques e vales.
Quando aventureiros, são perspicazes e audaciosos. Buscam soluções
engenhosas para problemas que encontram e preferem uma boa conversa à uma boa
briga. Normalmente atuam como o ladrão do grupo. (É incomum Halflings
guerreiros ou magos)
Pontos de Vida: Nenhuma Modificação
Pontos de Mana: -2
Pontos de Batalha: -2
Atributos Físicos: -3
Atributos Comportamentais: +3
Atributos Mentais: +3
Meio-Orcs são criaturas resultantes da união de um Humano
com um Orc (por mais estranho e bizarro que parece) ou da união de dois
Meio-Orcs. Ser um Meio-Orc não é nem um pouco fácil. Além da falta de beleza e
da pouca sutilidade, o Meio-Orc sobre muito preconceito quando criança.
Estabanado e forte, é normal que crianças Meio-Orc sejam a
causa de muitos mal-entendidos e problemas no convívio social. Quando crescem,
normalmente são destinadas a trabalhos menos nobres como cuidar dos cavalos ou
recolher pedras.
Meio-Orcs possuem uma combinação das características de
Humanos e Orcs. Do lado humanos, destaca-se a curiosidade, a criatividade e o raciocínio.
Do lado Orc, está a força e a
resistência.
Costumam ter uma aparência semi-monstruosa (com um rosto Humano
e traços de Orc). A pele ter variações de cores Humanas (branco, pardo, negro,
etc) até um verde desbotado. Os cabelos e os olhos são escuros (normalmente
preto) e o corpo costuma ter pelos. Normalmente vivem entre os Humanos e
aprendem hábitos de convivência que os tornam civilizados.
Meio-Orcs aventureiros possuem vocação para combate corporal
e normalmente são ótimos guerreiros. Dificilmente existem Meio-Orcs magos ou
arqueiros.
Pontos de Vida: +3
Pontos de Mana: -6
Pontos de Batalha: +6
Atributos Físicos: +5
Atributos Comportamentais: -3
Atributos Mentais: -2
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